top of page

Switch, a tecnologia mais básica de acesso ao computador

Atualizado: 9 de fev. de 2021


O switch (ou também conhecido por manípulo externo) é a tecnologia de apoio mais básica de acesso ao computador/tablet. A definição simples de switch é um dispositivo eletromecânico que é utilizado para ativar ou desativar um sinal elétrico, abrindo ou fechando o circuito (como um interruptor). Ao ativar o switch, este vai ativar o equipamento ao qual está ligado. Normalmente o switch tem um ficha jack 3,5mm.



Existem vários tipos de switches e a sua escolha depende da parte do corpo a usar e da capacidade da pessoa.


Switch mecânico - é um switch que ativado pela pressão (toque) de uma parte do corpo (dedo, mão, cabeça...). Normalmente este tipo de switch tem feedback auditivo e tátil (sensação de tocar), sendo este feedback muito importante para quem está a inicar o uso de switch ou para quem tem défices cognitivos e/ou visuais.

Switch de baixa força - necessita de pouca força de ativação e é utilizado por pessoas que não possuem muita força muscular. Contudo não oferece o mesmo feedback auditivo e tátil que o switch mecânico.



Switch de proximidade - este tipo de switch é ativado com um leve movimento de uma parte do corpo. É bastante útil para pessoas com força e movimentos muito limitados.

Switch de sopro - é um tipo de switch usado com a boca e pode ser ativado soprando ou sugando o ar. Normalmente é usado por pessoas que não possuem mobilidade nos membros inferiores e superiores (tetraplagia por exemplo).


Switch de voz - o switch é ativado através da voz ou som. É muito utilizado por pessoas sem mobilidade. Contudo pode ser ativado pelo som ambiente.

Existe muita variedade desta tecnologia pois as características e limitações das pessoas com deficiência também são muitas e variadas. Para que estes switches funcionem no computador necessitam de uma Interface que identifique qual a função a desempenhar (por exemplo cliques do rato ou uma tecla do teclado).




Inicialmente achava-se que só devia usar um switch quem já tivesse a compreesão de causa-efeito. Hoje acredita-se que esta compreensão pode ser adquirida com a utilização de um switch.


Os switches também podem ser utilizados para ativar brinquedos adaptados!



De momento também já existem switches sem fios que utilizam wireless, infravermelhos e Bluetooth que facilitam a deslocação da pessoa sem ter que se atrapalhar com os fios.


Pode ver alguns dos nossos switches aqui:


Pode ver diversos switches e a sua explicação no live que decorreu na nossa página do Facebook:


Com esta tecnologia e usando um simples toque pode escrever, mover o rato, jogar e muito mais no computador. A inclusão digital está, assim, à distância de um toque!


494 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page