top of page

Tecnologia sem fios para acesso ao computador/tablet

Atualizado: 9 de fev. de 2021


Nem sempre a tecnologia com fios facilita a vida das pessoas com deficiência, pelo contrário, por vezes dificulta. Os fios podem ser um obstáculo quando a pessoa está no seu local de trabalho, na escola... e tem, por exemplo, o switch colocado na cadeira de rodas e ligado pelo fio ao computador que está na secretária. A pessoa decide ir à casa de banho ou dirigir-se a outro local e acontece que tem de desligar os fios, caso contrário, caso não repare, pode puxar os fios, torcê-los e como consequência danificar os dispositivos.


Este artigo vem trazer soluções sem fios que auxiliam na interação com um computador ou tablet!


Switch BT - O switch que se liga por Bluetooth, completamente sem fios e sem software associado!


Compatível com Android (versão 5.0 e posteriores) e IOS (Iphone, Ipad e Mac), este dispositivo utiliza a própria acessibilidade do dispositivo com que foi emparelhado, usando a opção (em Android) "Acesso por comutador" ou nas versões mais recentes "Botão universal". Com este switch e esta opção é possível interagir com o dispositivo através do sistema de varrimento ou o sistema de linha-coluna. Com estes sistemas é possível controlar todo o dispositivo como mensagens, chamadas, aplicações... Necessita de uma força de ativação de 90gr e funciona a bateria (2 baterias incluídas). Tem uma zona de ativação de 8cm e a parte inferior é revestida com velcro para ser possível posicionar em suportes ou outras superfícies. O Switch BT é fabricado em Portugal!


Abaixo temos um vídeo com a utilização deste switch para aceder a um Ipad:




IT-Recetor & IT-Switch - O Switch wireless e o seu recetor que tornam o acesso ao computador sem fios!





Compatível com Windows (também disponível versão para Ipad), estes produtos pretendem tornar o Switch portátil! O IT-Recetor liga-se ao computador através de uma entrada USB e emparelha-se com o Switch através de wireless. O IT-Switch (disponível em diferentes cores e tamanhos) dispõe de 24 funções a exercer no computador (incluindo o movimento do rato). Para mudar de função basta carregar num botão por baixo do Switch. Pode afastar-se do computador com o Switch até 10 metros de distância. O Switch tem uma força de ativação de 120 gramas e possui feedback auditivo quando ativado. Funciona com duas baterias AAA.



IT-Send - O dispositivo que torna os switches com fios em switches portáveis!





Este dispositivo tem como principal objetivo a reutilização dos switches com fios e torna-los portáteis. Para usar o IT-Send também é preciso o IT-Recetor para se emparelhar. Após o emparelhamento, deve ligar-se o switch ao IT-Send e escolhe-se a função a realizar no computador. É possível escolher entre 24 funções, incluindo o movimento do rato.

O IT-Recetor liga-se ao computador através de uma entrada USB e emparelha-se com o Switch através de wireless. O IT-Switch (disponível em diferentes cores e tamanhos) dispõe de 24 funções a exercer no computador (incluindo o movimento do rato). Para mudar de função basta carregar no botão "Mode" que está no topo do IT-Send. Pode afastar-se com o switch e o IT-Send até 10 metros de distância do seu computador! O IT-Send é compatível com todos os switches desde que tenham uma saída Jack de 3,5mm. Funciona com duas baterias AAA.



Pode ver estes produtos em ação no live que decorreu na nossa página do Facebook:





Com estes produtos podemos tornar o acesso ao computador mais simples e sem fios, facilitando a mobilidade do utilizador! Assim não teremos mais fios partidos e produtos danificados!


194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page