top of page

Sabotagem na CAA: oportunidades de comunicação

Por vezes motivar alguém a comunicar através de um sistema aumentativo de comunicação não é tarefa fácil. O utilizador precisa de perceber qual a utilidade e funcionalidade do sistema. Mas surgem-nos algunas questões:


  • E como podemos incentivar a pessoa a usar?

  • Será que existem estratégias que motivam a pessoa a utilizar o sistema?


Uma das estratégias a usar é a sabotagem! Como assim sabotagem? 🤔


Vamos criar oportunidades de comunicação de forma intencional, mas sem que o utilizador realmente saiba da nossa intenção.

Vamos dar alguns exemplos de sabotagens que podemos fazer para "obrigar" o utilizador do sistema aumentativo de comunicação a usá-lo:


Exemplo 1: Dar o objeto errado ao utilizador


O utilizador pede-nos uma caneta amarela e nós damos uma caneta branca. Isso vai fazer com que o utilizador nos tenha que comunicar que demos a caneta errada. Para nos transmitir isso terá de usar o sistema de comunicação.


Possível vocabulário a usar: não | branca não | amarela sim | quero amarela | quero outra




Isto encoraja o utilizador a "protestar", a repetir o pedido ou a clarificar a sua mensagem.


Exemplo 2: Esquecer de dar um objeto


O utilizador pede para fazer um desenho e nós damos apenas o papel, ficando a faltar o lápis. Isso vai levar o utilizador a pedir-nos o objeto "esquecido". Mais uma vez vai necessitar de utilizar o sistema de comunicação para nos transmitir isso.


Possível vocabulário a usar: quero lápis | falta lápis | ajuda


caderno de comunicação com pictogramas sobre material escolar

Este exemplo encoraja o utilizador a dar-nos informação específica e a direcionar-nos para as suas necessidades.


Exemplo 3: passo esquecido


Quando nos "esquecemos" de um passo numa rotina familiar/escolar. Por exemplo, é normal em casa do utilizador descalçar os sapatos cada vez que alguém chega a casa. Numa das vezes vamos "esquecer-nos" de descalçar. O que poderá acontecer é o utilizador alertar-nos para isso!


Possível vocabulário a usar: sapatos | descalçar | pára




Isto vai encorajar o utilizador a orientar-nos.


Exemplo 4: rotina incompleta


Quando estamos a fazer uma rotina familiar/escolar e não a completamos... por exemplo estamos a fazer um bolo, colocamos os ingredientes, misturamos tudo, mas... esquecemos de colocar o bolo no forno! E agora? Agora aguardamos que utilizador use o sistema de comunicação para nos informar disso.


Possível vocabulário a usar: mais | forno | acabar


dois cadernos de comunicação, um com pictogramas e outro com imagens, sobre alimentos


A sabotagem pode ser utilizada em inúmeras situações do dia a dia! O importante é criar oportunidades para o utilizador nos transmitir alguma informação. Como nem sempre o utilizador vê utilidade no sistema de comunicação, então temos de criar a utilidade e muitas vezes criamos a situação em que sabemos que o sistema de comunicação tem vocabulário suficiente para que o utilizador nos comunique o que precisa ou o que falta.


Neste caso falamos de uma sabotagem positiva, em prol da comunicação :)



“ Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar porque com ela depressa recuperaria tudo o resto” Daniel Webster


522 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page