Todos nós comunicamos, uns mais que os outros e todos nós comunicamos de formas diferentes. No entanto, existem pessoas que não conseguem comunicar através da fala e por isso necessitam de comunicar de forma diferente. Existem cerca de 2,2 milhões de pessoas em todo o mundo com dificuldades na comunicação. Estas dificuldades podem surgir de várias patologias como:
Afasia
Autismo
Paralisia cerebral
Demência
Dificuldades na aprendizagem
Doenças degenerativas
Esclerose múltipla
Esclerose lateral amiotrófica
Entre outras...
Para quem necessita de auxílio na comunicação pode usar dois tipos: comunicação aumentativa e alternativa.
Comunicação aumentativa - significa promover e apoiar a fala. A pessoa possui comunicação, mas esta não é suficiente para as suas trocas sociais.
Comunicação alternativa -contempla qualquer forma de comunicação que não seja a fala.
Para a ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) o principal significado de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) é:
“o uso integrado de componentes incluindo símbolos, recursos, estratégias e técnicas utilizados pelos indivíduos a fim de complementar a comunicação”
Existem diversos sistemas para a comunicação e normalmente são divididos em dois grupos: sistemas sem ajuda e com ajuda.
Sistemas sem ajuda - nenhum instrumento ou auxílio técnico necessário.
Exemplos:
Gestos comuns
Sistemas manuais para não ouvintes (Língua Gestual Portuguesa)
Alfabeto manual
Sistemas com ajuda - utiliza instrumentos (com ou sem tecnologia).
Exemplos:
Pictogramas
Fotografias
Símbolos
Ainda nos sistemas com ajuda estes podem ser divididos em subgrupos:
Objetos: objetos do tamanho natural, miniaturas ou partes de objetos
Imagens: fotografias e desenhos lineares
Símbolos gráficos: pictogramas, BLISS
Combinados: símbolos gráficos, símbolos manuais
Base na escrita: palavras, frases
Linguagens codificadas: braille, morse
Na CAA, por vezes, ainda se usa a Chave de Fitzgerald. Esta foi criada originalmente em 1926 por Elizabeth Fitzgerald para ensinar crianças surdas a aprender a estruturar a linguagem corretamente.
A Chave consiste em ordenar as frases, da esquerda para a direita, associando uma cor a cada categoria de palavras, como visionamos no quadro acima. Esta Chave também é recomendada como um programa estrutural para estudantes com dificuldades de aprendizagem, auxiliando a realização da segmentação frásica. Assim, permite que as crianças estruturem as frases através de um guia visual. A autora recomendou que esta fosse utilizada para todos os utilizadores de todas as idades.
Os sistemas com ajuda na Comunicação Aumentativa e Alternativa podem ser utilizados com o recurso a produtos que podem ser sem tecnologia, baixa tecnologia ou alta tecnologia, mas isso fica para o próximo artigo!
Porque comunicar é para TODOS!
Comments