Gerontotecnologia - a tecnologia em prol do envelhecimento

Atualizado: Fev 9


O termo Gerontotecnologia é composto por duas palavras: gerontologia (estudo do envelhecimento) e tecnologia (pesquisa e desenvolvimento de técnicas e produtos).

Gerontotecnologia é definida como o estudo do processo e necessidades provenientes do envelhecimento utilizando soluções da tecnologia para melhorar a vida diária dos idosos (BOUMA,1992) tanto doméstica como nos ambientes de trabalho e também adaptar o auxílio médico para os idosos

e os seus cuidadores. (VERCRUYSSEN et al., 1996)


História da Gerontotecnologia:


Surgiu através de uma assistente social que trabalhava com idosos e procurou soluções para os problemas e desafios encontrados pelos mesmos na Universidade de Tecnologia de Eindhoven. Em 1988 cunhou-se o termo, várias vezes foi discutido, mas mais ninguém sugeriu um novo termo.


A Gerontotecnologia é uma área profissional ou disciplina aplicada e consiste em adaptar os ambientes no qual vivem e trabalham os idosos e os seus cuidadores para que tenham a sua independência preservada, possam participar da sociedade e trabalhem com conforto, saúde e segurança. O objetivo complementar é entender como a idade afeta o alcance e padrão de usos dos dispositivos tecnológicos existentes. Essencialmente, a gerontotecnologia utiliza a tecnologia para reduzir anos de morbilidade (condições da doença) e desconforto, acrescentando autonomia funcional.

Abordagens da Gerontotecnologia:


Esta disciplina foca-se em 5 abordagens:

É importante envolver os desafios e oportunidades provenientes do envelhecimento humano normal e patológico. Os desafios referem-se ao processo das alterações físicas, psicológicas, de perceção, cognitiva e motora relacionadas com a idade que podem tornar-se inconvenientes. As oportunidades são relativas aos resultados positivos advindos das novas atividades proporcionadas pelo maior tempo livre, como a descoberta de novos potenciais relacionados ou não com o trabalho, relacionamento com os familiares e pessoas da comunidade.




A área da Gerontotecnologia veio revolucionar o campo do envelhecimento com o surgimento dos novos mecanismos de auxílio e monitorização de idosos, em particular dos que vivem sós.


#gerontotecnologia #idosos #inclusão #tecnologia #envelhecimento #incluir #acessoparatodos


Adaptado de:

Vercruyssen, M., Graafmans, J.A.M., Fozard, J.L., Bouma, H., & Rietsema, J. (In press) Gerontechnology. In J.E. Birren (Ed), Encvclooedia of Gerontolow. San Diego, CA: Academic Press.


Bouma, H. (1 992) Gerontechnology: Making technology relevant for the elderly. In H. Bouma, & J.A.M. Graafmans, (Eds) Gerontechnoloa. Amsterdam: 10s Press, pp. 2-5.


Harrington, T. & Harrington, M. (2000). Gerontechnology: Why and How. Herman Bouma Foundation for Gerontechnology. Eindhoven.


106 visualizações0 comentário

©2020 by Adapt4you, Andreia Joana Venâncio de Matos